domingo, 17 de abril de 2011

Dica: Sorteio

No blog Make Supernova, está rolando um sorteio bem massa. Nada mais nada menos do que um Curvex Shu Uemura. Considerado, simplesmente, como o melhor curvex do mundo. Tô louca prá ter um, mas como os produtos Shu Uemura só são vendidos pelo site e o site só vende para os EUA e Canadá... fico no sonho... clique aqui para concorrer ao sorteio e ainda a possibilidade de ganhar mais um batom da M.A.C!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Auto-Exame de Mama

O câncer de mama é provavelmente uma das doenças mais temida pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e da própria imagem pessoal.
Este tipo de câncer representa uma das principais causas de morte em mulheres. Umas em cada dez mulheres desenvolvem-no. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.
Apesar de todas essas informações ainda têm muitas mulheres que não se "tocam". Fazer o auto-exame de mama, não reduz a probabilidade de se ter o câncer, mas aumenta as chances de cura se for descoberto e tratado o quão rápido possível.
Já li sobre estudos que indicam que o auto-exame é inútil e pode levar a biópsias desnecessárias, eu não vou contestar isso, mas já soube de algumas mulheres, próximas a mim, que através do auto-exame descobriram a temida doença. O ruim é que "aparentemente" o auto-exame de mama não detecta tumores com tempo suficiente para reduzir os riscos que lhe envolvem.

Ir ao ginecologista, regularmente, e fazer exames de mamografia ou ecografia na mama, são SEMPRE recomendados. De qualquer forma eu continuo fazendo a auto-exame, pois a prevenção é sempre indicada para qualquer caso e além do mais não me custa nada. Passo seguir as dicas para fazer o auto-exame.

DefiniçãoO auto-exame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o auto-exame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

Qual é a melhor hora para examinar os seios?
Examine seus seios uma vez por mês no fim de seu período menstrual, quando seus seios normalmente já não estão mais sensíveis ou inchados. Se você já teve a menopausa ou teve histerectomia, examine seus seios num dia fixo, por exemplo no primeiro dia do mês.

Como fazer o auto-exame?
O auto-exame nos seios consiste nos seguintes cinco passos:
Primeiro passo:

Examine seus seios no chuveiro ou na banheira, pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.
Segundo passo:
Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.
Terceiro Passo:
Examine seus seios com os dedos enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.
Quarto Passo:
Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então repita ao reverso, use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não existe na mesma área do outro seio.
Quinto passo:
Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.

Quando devo procurar o médico?
Se achar alguma protuberância, ondulação ou liberação de fluido durante o seu auto-exame vá ao médico assim que possível. Não tenha medo. A maioria dos caroços não são cancerosos, mas somente o médico pode dar o diagnóstico.

Desenvolvido por Phyllis G. Cooper , R.N., M.N., e Clinical Reference Systems Copyright 1998 Clinical Reference Systems

Satisfeita? Se não faça uma busca pela web, você vai encontrar muita coisa interessante. Ah! Não esqueça de visitar seu médico e não tenha vergonha de esclarecer suas dúvidas com ele. Boa Sáude e Excelente Vida!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vichy Liftactiv

Sexta-feira fui as compras em Feldkirch e me rendi a um novo e muito comentado creme anti-envelhecimento que está sendo falado como uma espécie de lifting facial, o segredo para derrotar as rugas! Tem sido amplamente divulgado na imprensa e o melhor de tudo está sendo feito também pelos cientistas. O creme de maravilha em questão é o Vichy LIFTACTIV, e que virou em alvoroço.

A formulação inovadora possui uma concentração de 5% do composto Ramnose. O ingrediente-chave é um açúcar derivado da planta da Uncaria, uma planta brasileira. A fórmula tem a promessa de ativar as células a produzir níveis mais elevados de colágeno (colágeno são os blocos de construção para a pele e que a mantém cheia e com aparência jovem).

Após 10 anos de pesquisa e
seis publicações científicas
eis o Vichy LiftActiv...
Mas como funciona o creme???  Bem, os fibroblastos na derme papilar (uma camada entre a epiderme e derme) são responsáveis ​​pela síntese de colágeno e elastina que mantém a pele com uma aparência jovem. Receptores encontrados nas células fibroblastos, reconhecem a ramnose, que acelera a produção de colágeno, e adere a ela como um imã, promovendo o intercâmbio necessário entre as camadas da pele para mantê-la jovem por mais tempo.

E agora os fatos e números - em ensaios, as rugas foram reduzidas em:
20% na testa
17% no espaço entre as sobrancelhas
20% de redução de pés de galinha
15% com menos rugas na parte inferior dos olhos
7%, redução de rugas do pescoço
44% no aumento da firmeza total

Impressionante, não?
Usei noite passada pela primeira vez e ainda é muito cedo para falar de algum resultado, mas de cara já gostei, pois é pouco perfumado e tem uma textura gostosa e fácil de espalhar.
Vou deixar passar algumas semanas e depois comento minhas impressões, ok!?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pavê com Chocolate

Fim de semana chegou e com ele uma nova tentativa de sobremesa, desta vez quis fazer um Pavê com as bolachas champagne que haviam sobrado do Tiramissù e de uma outra torta de bolacha que havíamos feito tempos atrás...

Existem diversas receitas de Pavê, aparentemente todas interessantes e deliciosas, mas optei por essa que vou postar agora:

PAVÊ DE BOLACHA E CHOCOLATE
Ingredientes
250gr de bolacha champagne (mais ou menos, depende do tamanho do refractário que você vai utilizar)
1 lata de leite condensado
mesma medida de leite normal
300ml leite para molhar as bolachas (mais ou menos)
2 colheres de sopa de amido de milho
3 ovos
1 lata de creme de leite (sem soro)
2 colheres de sopa de açúcar
100gr de chocolate (granulado ou raspas) (mais ou menos)
1 xícara de chocolate em pó (mais ou menos)
1 colher de sopa de rum (eu não usei)

Modo de preparo
Creme 01:
Em uma panela, junte o leite condensado, a mesma medida de leite, as 3 gemas e o amido de milho. Leve ao fogo para engrossar sem deixar ferver. Reserve e deixe esfriando um pouco.
Dica: Não esqueça de dissolver o amido separadamente com um pouco de leite para não empelotar.
Creme 02:
Na batedeira, bata as claras em neve. (Dicas para Bater Claras em Neve)
Acrescente o creme de leite e o açúcar, misturando em movimentos lentos e delicados de baixo para cima sem bater. Reserve.

Montagem:
Prepare o leite com 2 colheres e sopa de chocolate em pó e o rum para molhar as bolachas. Se faltar leite é só preparar mais um pouco da mesma forma.
Molhe as bolachas sem deixar muito mole e vá montando uma camada em um refractário. Quebre pedaços das bolachas para preencher os cantos.
Deite sobre essa primeira camada de bolachas o creme 01 e espalhe por cima o resto do chocolate em pó (eu usei a ajuda de um coador pequeno para ficar mais fácil de polvilhar). Repita o procedimento, uma camada de bolacha e então o creme 02. Cubra com as raspas de chocolate e/ou granulado e deixe gelar por algumas horas.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dicas para bater claras em Neve

Outro dia enquanto tentava fazer o Tiramissù, tive uma certa dificuldade em fazer com que as claras em neve ficassem firmes e fofas, então busquei um monte de dicas e reuni aqui:

* Se cair um pouco de gema, jamais ela vai ficar em neve;
* Para retirar fragmentos de gema, que caíram acidentalmente nas claras use a própria casca do ovo, aproximando-a dos fragmentos. Os mesmos serão atraídos para dentro dela, deixando assim as claras limpas;
Antes de bater as claras coloque uma pitada de sal ou um pouco de sumo de limão, eles provocam uma variação de pH que proporciona neves mais firmes;
* Se desejar obter maior volume e solidez, deixe as claras à temperatura ambiente, durante 1 hora, antes de bater;
* Apesar de conseguirmos separar clara e gema mais facilmente em ovos que ficaram na geladeira, batemos melhor as claras em temperatura ambiente. Se você guarda seus ovos na geladeira, retire-os um pouco antes de começar a cozinhar para que recuperem a temperatura;
* Bata as suas claras em movimentos circulares e de preferência sempre no mesmo sentido;
* Nunca bata as claras num recipiente gorduroso ou molhado;
* Bater as claras num recipiente de cobre, porcelana ou inox, pois retêm menos gordura e equilibram a temperatura, produzindo neve de melhor qualidade. Não utilizar recipiente de alumínio, ferro ou estanhado;
* Começar a bater lentamente para "quebrar" em primeiro lugar as claras. Bater depois cada vez mais depressa. Faça isso para criar uma base estrutural com pequenas bolhas de ar, que são mais estáveis que as grandes. No fim, as claras devem desligar-se das bordas do recipiente;
* Se não tiver a certeza que as claras já se encontram bem batidas, incline um pouco o recipiente e perceba se no fundo ainda existem claras no seu estado normal;
* Quando as retirar do recipiente ou misturar-lhes outros ingredientes, faça-o de forma delicada de forma a não “partir” as claras em neve.

sábado, 2 de abril de 2011

Gelatina Colorida

Uma das sobremesas preferidas do meu primo Andy é a tal Gelatina Colorida, ou Gelatina Surpresa...
Eis que em Fevereiro, para recebê-los eu resolvi experimentar fazer. Foi tanto o sucesso que já repetimos a dose por mais duas vezes...
Eis a receita:

Ingredientes:
Gelatinas de cores e sabores diferentes (eu uso de 5 a 6 cores/sabores)
Água Morna (para diluir as gelatinas)
1 lata Leite Condensado
1 lata Creme de Leite
1 pacote de Gelatina Sem Sabor

Dica: Se por acaso não tiveres gelatina sem sabor, tu poderás usar gelatina normal. Vale saber que poderá alterar um pouco o sabor e a cor do creme, mas mesmo assim ficará gostoso. Indico usar cerca de quatro colheres de sopa da gelatina de abacaxi ou pêssego, pois têm uma cor clara e um sabor pouco marcante.

Modo de Preparar:
Prepare as Gelatinas separadamente:
Dilua o conteúdo de cada pacotinho com 250ml de água morna e basta. Não inclua a mesma medida de água fria, como normalmente é indicado. Desta forma a gelatina ficará mais firme e sua sobremesa será mais docinha. Coloque na geladeira para firmar.
Quando as gelatinas estiverem durinhas, podes cortar em cubinhos.
EU geralmente corto as gelatinas e as coloco juntas num refratário maior, depois mexo cuidadosamente para as cores se misturarem.
Para fazer o creme, tu deverás primeiro dissolver a gelatina sem sabor com 4 colheres de água e deixar em banho maria até se formar um espécie de calda. (é rapidinho!)
Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e a gelatina sem sabor diluída.
Jorre esse creme no refratário com as gelatinas coloridas em cubos e coloque na geladeira para endurecer. Voilà! Bon Appétit!