sexta-feira, 15 de abril de 2011

Auto-Exame de Mama

O câncer de mama é provavelmente uma das doenças mais temida pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e da própria imagem pessoal.
Este tipo de câncer representa uma das principais causas de morte em mulheres. Umas em cada dez mulheres desenvolvem-no. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.
Apesar de todas essas informações ainda têm muitas mulheres que não se "tocam". Fazer o auto-exame de mama, não reduz a probabilidade de se ter o câncer, mas aumenta as chances de cura se for descoberto e tratado o quão rápido possível.
Já li sobre estudos que indicam que o auto-exame é inútil e pode levar a biópsias desnecessárias, eu não vou contestar isso, mas já soube de algumas mulheres, próximas a mim, que através do auto-exame descobriram a temida doença. O ruim é que "aparentemente" o auto-exame de mama não detecta tumores com tempo suficiente para reduzir os riscos que lhe envolvem.

Ir ao ginecologista, regularmente, e fazer exames de mamografia ou ecografia na mama, são SEMPRE recomendados. De qualquer forma eu continuo fazendo a auto-exame, pois a prevenção é sempre indicada para qualquer caso e além do mais não me custa nada. Passo seguir as dicas para fazer o auto-exame.

DefiniçãoO auto-exame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o auto-exame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

Qual é a melhor hora para examinar os seios?
Examine seus seios uma vez por mês no fim de seu período menstrual, quando seus seios normalmente já não estão mais sensíveis ou inchados. Se você já teve a menopausa ou teve histerectomia, examine seus seios num dia fixo, por exemplo no primeiro dia do mês.

Como fazer o auto-exame?
O auto-exame nos seios consiste nos seguintes cinco passos:
Primeiro passo:

Examine seus seios no chuveiro ou na banheira, pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.
Segundo passo:
Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.
Terceiro Passo:
Examine seus seios com os dedos enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.
Quarto Passo:
Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então repita ao reverso, use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não existe na mesma área do outro seio.
Quinto passo:
Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.

Quando devo procurar o médico?
Se achar alguma protuberância, ondulação ou liberação de fluido durante o seu auto-exame vá ao médico assim que possível. Não tenha medo. A maioria dos caroços não são cancerosos, mas somente o médico pode dar o diagnóstico.

Desenvolvido por Phyllis G. Cooper , R.N., M.N., e Clinical Reference Systems Copyright 1998 Clinical Reference Systems

Satisfeita? Se não faça uma busca pela web, você vai encontrar muita coisa interessante. Ah! Não esqueça de visitar seu médico e não tenha vergonha de esclarecer suas dúvidas com ele. Boa Sáude e Excelente Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário