quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Inverno = Ressecamento

Copiei as dicas do Fashion Feeds (que já encerrou), de maneira  a perpetuar as informações úteis e necessárias para uma pele saudável mesmo com o frio do inverno. Sim pq aqui na Europa começou o inverno...

O frio chega e a pele sofre. É o cabelo que fica sem brilho, a pele do rosto que seca, os lábios que descascam e as pernas que coçam. A dermatologista Marina Germani Dornelles deu algumas dicas para você se livrar desse mal no inverno. Confere.

1. Por que a pele tende a ficar mais seca no inverno?

São diversos fatores. No frio, ingerimos menor quantidade de água que o normal. Além disso, fatores climáticos como a temperatura baixa, o vento e o ar seco contribuem para o ressecamento da pele. O banho quente talvez seja o mais importante dos fatores.

2. É normal as pernas coçarem?
O prurido (coceira) é um sintoma diretamente relacionado à xerose cutânea (ressecamento da pele). As pernas tendem a tornar-se ressecadas mais facilmente e, por isso, são sede comum de queixas de prurido.

3. Morro de frio ao sair do banho e fico com preguiça de passar hidratante. Tem algum produto que possa substituí-lo?

Existem sabonetes específicos para peles sensíveis e ressecadas que podem contribuir para a hidratação da pele, mas nada é tão efetivo quanto o creme hidratante, principalmente se este for pouco perfumado. Uma boa dica é espalhar bem o creme nas palmas antes de passá-lo no corpo, pois ele recebe o calor das mãos e facilita a aplicação sem desconforto.

4. Qual a melhor forma de não deixar a boca descascar?

A mucosa labial é muito sensível ao frio, vento, clima seco e fumaça. É muito comum no inverno a existência de queilite (descamação dos lábios). Outro fator danoso aos lábios é o hábito de umedecê-los com a saliva, pois ela contém enzimas que agridem a pele. O uso de bastões labiais diversas vezes por dia é muito eficaz.

5. Esfoliar a pele é bom? De quanto em quanto tempo?

A esfoliação da pele pode ser muito eficaz ou muito danosa, depende do tipo de pele e do restante do tratamento instituído. Antes de adotar essa medida, melhor ser avaliado por um profissional habilitado.

6. Tomar banho muito quente ou muito frio faz mal? Qual a temperatura ideal e quanto tempo devemos ficar no banho?

Ambos os extremos de temperatura são danosos. O banho muito quente resseca a pele e a torna sensível. Por outro lado, para quem tem problemas circulatórios, o banho muito frio pode exacerbá-los. O ideal é uma temperatura amena e um banho o mais rápido possível, desde que possibilite higiene adequada. Com essa medida, estaremos cumprindo nosso papel também com a natureza.

7. Tem problema passar hidratante labial o tempo todo? E dormir com pomada na boca, tipo Hipogloss, ajuda ou não faz diferença?

O uso de bastões labiais é indicado, diversas vezes ao dia. O óxido de zinco, componente do hipogloss, confere uma proteção de barreira à pele, mas, no entanto, existem diversos hidratantes labiais mais eficazes e de melhor cosmética.

8. Se passar muito hidratante no rosto minha pele não vai ficar oleosa?
Pessoas com pele oleosa ou mista devem ter cuidado no exagero com hidratantes faciais. Existem alguns produtos livres de óleos mais indicados para esses tipos de peles.

9. Preciso passar protetor solar mesmo no inverno?

Sim. A radiação UVA é constante o ano todo, sendo responsável pelo envelhecimento da pele, surgimento de cânceres de pele, manchas, entre outros danos. O uso do protetor solar adequado para cada tipo de pele já confere certa hidratação a esta, protegendo-a do frio e ressecamento.

10. Tem alguma receita caseira para combater o ressecamento?

Sugiro climatizar o banheiro antes do banho; dessa forma, sentimos menos frio durante e na saída do banho, o que possibilita o uso da água não tão quente e facilita o uso do hidratante após o banho. Devemos evitar o uso exagerado do sabonete, pois este, além de limpar a pele, por sua função adstringente, retira sua hidratação natural. O próprio óleo de cozinha (óleo de girassol) apresenta um efeito hidratante muito potente, podendo ser utilizado, apesar de cosmética não tão agradável.

Viu, só? Nada de dar desculpa pra pele ressecada…

Nenhum comentário:

Postar um comentário