segunda-feira, 18 de julho de 2011

Raclette, um prato tipico da Suíça

Aqui na Suíça, agora é verão, mas essa semana esta previsto chuva e queda de temperatura. Claro que não vai chegar a ficar tão frio mas essa notícia já me deu a idéia de preparar um raclette para o fim de semana... Nhami!
Aproveitando que minha mãe também me pediu a "receita" do raclette, eis que vou descrever aquilo que sei e faço, ok?!

Primeiro deixa eu explicar que o raclette é um queijo suíço, já a raclette é um prato típico que faz uso do queijo que da origem ao nome do prato. Raclette vem do francês Racler, que significa raspar, isso porque se raspa partes do queijo aquecido e derretido.
Quando você vai comprar o queijo você pode comprar em peça ou já fatiado (é o que eu compro!).

Queijo de Raclette já fatiado em versão
natural, pimenta do reino e alho

Com queijo raspado
Derretido na pá
Tradicionalmente se usa batata cozida, pickles, cebolinhas, presuntos, salames e outros frios como acompanhamento. Aqui em casa nós caprichamos mais e utilizamos carnes (gado, frango e porco), legumes (abobrinha, beringela, pimentão, cebola, milho...), mandioca, polenta, fatias de Bacon, azeitonas...

Para quem tem o aparelho de raclette fica mais fácil, pois já tem o sistema para grelhar as carnes, legumes e derreter o queijo, mas quem não tem pode fazer os grelhados numa frigideira e derreter o queijo no forno, por exemplo.

Como aí no Brasil não é muito comum o queijo de raclette, sugiro queijos de consistência média como o gruyére, emmental (esse tbm suíços) ou mesmo gouda, prato, mussarela, colonial. O que vale e ter um queijo que possa ser derretido e que você ache saboroso.

Ok! Primeira coisa a fazer é cozinhar as batatas: a quantidade vai depender do número de pessoas e dos tamanhos das batatas. Geralmente umas 2 batatas médias são mais do que o suficiente, ainda mais se você tiver outros acompanhamentos. Pode se substituir ou acrescentar mandioca cozida.
Enquanto isso aproveito para cortar e temperar as carnes e os legumes que vão ser grelhados. A quantidade também varia conforme o número de "esfomeados".

Quando a batata já estiver cozida, chame seus convidados e coloque tudo na mesa: queijo (já fatiado), carnes e legumes crus e outros acompanhamentos que quiser. A idéia é que cada um vá grelhando e preparando aquilo que gosta, lentamente sem correria, pois o raclette, assim como o fondue, é para ser deliciado e preparado de pouquinho em pouquinho.

Aqui em casa nós temperamos o queijo também... Como assim?! Quando colocamos a fatia de queijo para derreter na pá (do aparelho para raclette) a gente aproveita para colocar um pouco de orégano, pimenta, milho, tomate, pedacinhos de Bacon... como se fosse um queijo "pizza". Depois de derretido você pode derrama-lo na batata ou mandioca... humm já tô ficando com água na boca.

PS: Aqui eles não costumam a descascar a batata, se come com casca e tudo. Vai do gosto de cada um tirar ou não a casca ok.

Pesquisando na web encontrei receitas e dicas de raclettar no Rainhas do Lar, BBel,

Nenhum comentário:

Postar um comentário